segunda-feira, 16 de março de 2009





















































Egito Antigo e Contemporâneo-Mitologia e Religião






1.O que representa a Mitologia e Religião Egípcia ?







É o conjunto de crenças e práticas religiosas que regiam a vida e a moral dos antigos egípcios.
No Egito Antigo, as pessoas acreditavam em vários deuses, ou seja, eram politeísta.
Cada divindade possuía algum poder. Por exemplo, podiam estar presente em vários locais ao mesmo tempo, assumir várias formas e interferir nos fenômenos da natureza.
O termo mitologia representa histórias baseadas em tradições e lendas feitas para explicar o universo. A mitologia egípcia descreve as crenças do Antigo Egito.
Cada cidades do Egito Antigo possuíam um deus protetor, que recebia oferendas e pedidos da população local. Quando uma cidade se tornava importante politicamente, o deus local tendia a aumentar de prestígio e o seu culto crescia.
Os deuses egípicios eram considerados os verdadeiros donos do Egito.Como a maioria dos povos primitivos, os primeiros egípcios tinham uma atitude de respeito em relação aos fenômenos da natureza- o Sol, a Lua, o Nilo - e às características marcantes dos animais - a ferocidade do leão, a força do crocodilo, etc.
Os egípicios acreditavam que o rei (faraó) era invencível e possuía poderes divinos. Estes poderes faziam as colheitas crescerem, o gado sobreviver, a ordem das estações se manter e o Nilo transbordar no momento adequado, para irrigar as terras agrícolas, tornando-se férteis. O poder do faraó, graças à religião, era muito grande, e era dificíl que se duvidasse dele. Isso caracterizou a sociedade egípcia durante mais de três milênios. É provável que em nenhuma outra civilização as crenças religiosas tenham determinado de forma tão nítida a organização social como no antigo Egito.




2.História














Por volta de 3100 a.C., durante 3 mil anos, a religião egípcia desenvolveu-se sem influências externas. Os faraós centralizavam todo o poder e eram tidos como encarnação de Hórus, o grande deus, filho de Osíris, senhor dos mortos, e da deusa Ísis. A missão dos reis era manter a ordem estabelecida pelos deuses, baseados em fundamentos da verdade, justiça e paz social.
Após a conquista do Egito por Alexandre o Grande no final do século IV a.C. a religião egípcia adotou algumas formas gregas. As civilizações helenística (grega) e romana também assimilaram cultos de origem egípcia.













3.Biografias:













No Egipto estas 3 divindades acabaram constituindo uma santa trindade divina, (análoga à que os cristãos muito mais tarde defenderam na sua religião monoteísta), e constituiram apenas 1 única deidade : aquele que originou todos os deuses e que era pai de todos os deuses.
Atom é o deus da origem do universo, associado com a serpente e também com o sol negro.
Amon, era o deus cornudo porque associado ao carneiro, cuja a simbologia esta relacionada com o signo astrológico de capricórnio. Amon, (Aamon, Ammon, etc), era também representado por um ganso.
Rá era o deus que originou todas as coisas, deus da vida, associado ao Sol.
Rá, o Sol, surgiu de um ovo (segundo outras versões de uma flor) que apareceu sobre a superfície da água. Rá deu à luz quatro filhos, os deuses Shu e Geb e as deusas Tefnet e Nut. Shu e Tefnet deram origem à atmosfera. Eles serviram-se de Geb, que se converteu na terra, e elevaram Nut, que se converteu em céu. Rá regia todas as coisas. Geb e Nut posteriormente tiveram dois filhos, Set e Osíris, e duas filhas, Ísis e Neftis. Osíris sucedeu Rá como rei da terra ajudado por Ísis, sua esposa e irmã. Set odiava seu irmão e o matou. Ísis embalsamou o corpo do seu esposo com a ajuda do deus Anúbis, que desta forma tornou-se o deus do embalsamento. Os feitiços poderosos de Ísis ressuscitaram Osíris, que chegou a ser rei do mundo inferior, da terra dos mortos. Horus, filho de Osíris e Ísis, derrotou posteriormente Set em uma grande batalha tornando-se rei da terra. Desse mito da criação surgiu a concepção da eneada, grupo de nove divindades, e da tríade, formada por um pai, uma mãe e um filho divinos. Cada templo local tinha sua própria eneada e sua própria tríade. A eneada mais importante foi a de Rá com seus filhos e netos. Este grupo era venerado em Heliópolis, centro do culto ao Sol no mundo egípcio.






4.Exemplos de deuses egípicios:













Atom: deus da origem do universo, associado com a serpente e também com o sol negro.Amon: era o deus representado pelo carneiro, cuja a simbologia esta relacionada com o signo astrológico de capricórnio.


Rá: representava o Sol e rege todas as coisas.


O criador dos deuses e da ordem divina Shu: representava a atmosfera Geb: representava a terra. Era ele que impedia os espíritos maus de partir deste mundo e as conduzia ás entranhas da terra, aprisionando-os. Este deus era também responsável pelo estímulo ao lado material da vida.Tefnet: representava a atmosferaNut: representava o céuSeth: era a personificação do malÍsis: tinha poderes mágicos. Deusa do amorNeftis: rainha dos desertos e deusa da morteAnúbis: deus do embalsamentoHorus: rei da terra, deus de cabeça de falcão símbolo da vida. Deus da vida e da morte.Ptah: deus de Mênfis que foi a capital do Egito no Antigo Império.Hátor: deus do amor. Deusa do feminino, da fertilidade, da sexualidade, do amor, da embriaguez, da prostituição, da felicidade, da prosperidade material e boas bênçãos aos humanos . Era uma das deusas mais reverenciadas na antiguidade e o seu templo um dos mais belos do antigo Egipto.Maat: deusa da justiça e do equilíbrio.Ammut: Deusa do inferno, que devorava as almas que foram condenadas ate que elas deixassem de existir para sempre.Tot: era o escriba dos deuses, o deus da aprendizagem e da sabedoria relacionada com o oculto, a magia, o sobrenatural.Sechtat: era a deusa da sabedoria na forma da ciência: astronomia, matemática, medicina, arquitectura, etc.Madset: uma deusa associada á JustiçaSakmet: deusa solar.Nun: representava o abismo líquido ou as águas primordiais, a partir do qual todo o mundo foi criado; é a divindade mais velha e sábia de todasAtun: o sol nascenteConsu: deus da lua e da noite.Tauret: deusa hipopótamo que protegia mulheres grávidas e crianças.Thoth: deus da sabedoria.Neftis e Osíris: é o deus dos funerais e guardião dos cemitériosBastet: a deusa gata tem o poder de controlar o eclipse e tem o poder da fertilidade. Konshu: Deus da lua, do tempo e do conhecimento5. Bibliografia:Links da Internet:
http://www.miniweb.com.br/Historia/artigos/i_antiga/religiao_egito.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia_egípcia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mitologia
Livros:
- Enciclopédia Britannica do Brasil Publicações Ltda.












Lucas e Gabriel

Nenhum comentário:

Postar um comentário